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Thomas Tallis (1505-1585) foi um organista e compositor inglês do período renascentista, conhecido como o “pai” da música sacra inglesa. Sua carreira musical atravessou os reinados de quatro monarcas ingleses: Henrique VIII, Eduardo VI, Maria Tudor e Elisabeth I.
O período assistiu a grandes mudanças na vida religiosa e no estilo composicional. Entre suas obras mais famosas estão O Nata Lux de Lumine, If Ye Love Me, Lamentations of Jeremiah, Laudate Dominum e Spem in alium nunquam habui.
O moteto Spem in alium nunquam habui (Eu nunca coloquei minha esperança em nenhum outro [Deus]), foi escrito em 1573 para 40 partes, utilizando oito corais com cinco vozes cada. A obra é reconhecida como uma das peças polifônicas de maior complexidade já criadas.
A instalação sonora Forty Part Motet (Moteto para Quarenta Partes, 2001), da artista canadense Janet Cardiff, utiliza o moteto de Tallis para explorar a sensação de transcendência e espiritualidade. Consiste na gravação de quarenta vozes dos cantores do coro da Catedral de Salisbury, na Inglaterra (baixo, barítonos, altos, tenores e uma criança soprano), interpretando a peça separadamente, em quarenta microfones diferentes. A obra está em exibição em Inhotim, considerado o maior museu a céu aberto do mundo, localizado em Brumadinho, Minas Gerais.
Tallis – Spem in alium nunquam habui | Gaechinger Cantorey, da Bachakademie de Stuttgart, regido por Hans-Christoph Rademann
Saiba mais sobre a obra em exposição: