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Cantarcillo de la Virgen (“Cantarzinho” da Virgem)
Pois flutuais à volta das palmas,
Anjos santos…
Que dorme o menino,
Segurai os ramos.
Palmas de Belém
(Que movem irados
Os furiosos ventos
Que zunem tanto)
Não lhe façais barulho.
Correi mais devagar,
Que dorme o menino.
O menino divino,
(Que está cansado
De chorar na terra,
Por seu descanso).
Sossegar quer um pouco
Do terno pranto…
Que dorme o menino,
Segurai os ramos.
Rigoroso frio
O está cercando;
Já vedes que não tenho
Com que abrigá-lo.
Anjos divinos
Que estais voando…
Que dorme o menino
Segurai os ramos.
Esse poema de Lope de Vega (1562–1635), traduzido aqui do original em espanhol (e não da versão em alemão de Emanuel Geibel), dá origem a uma das mais belas e comoventes canções de Brahms.
Ele próprio a intitula de Geistliches Wiegenlied, interpretando-a, assim, como uma canção de ninar. O som quente da viola é usado com grande efeito e contribui para criar este clima terno, caloroso.
Brahms – Canção de ninar sacra (Geistliches Wiegenlied), Op. 91, nº 2 | Jessye Norman (mezzo soprano), Ulrich von Wrochem (viola) e Geoffrey Parsons (piano)