Compositores

C VOLTAR
Sergei_Prokofiev

Sergei Prokofiev

1891 – Sontsivka | 1953 – Moscou

Sergei Prokofiev nasceu em 1891, em Sontsivka, na Ucrânia, então parte do Império Russo. Sua vida transcorreu, assim, em meio a um período marcado por acontecimentos extremamente turbulentos: a revolução russa, em 1917, e as duas guerras mundiais, a Primeira, de 1914 a 1918, e a Segunda, de 1939 a 1945.

Compositor, pianista e regente, entre suas principais obras estão sete óperas, sete sinfonias, oito balés, cinco concertos para piano, dois concertos para violino, um concerto para violoncelo, uma sinfonia-concerto para violoncelo e orquestra e nove sonatas para piano.

Juntamente com Igor Stravinsky e Dmitri Shostakovich, Prokofiev integra o grupo de músicos mais importantes da Rússia no século XX. Enquanto Shostakovich passou praticamente a vida toda na Rússia, Stravinsky deixou o país em 1906 para não mais voltar. Já Prokofiev saiu da Rússia em 1918, vivendo em diferentes países da Europa e nos Estados Unidos até 1935, quando voltou definitivamente para sua terra natal.

Em 1953, o compositor morreu subitamente de hemorragia cerebral, em Moscou. Deixou uma série de composições inacabadas, dentre as quais destacam-se esboços de um concerto para dois pianos, as Sonatas nº 10 e nº 11 e uma sonata para violoncelo solo.

Depois de sua morte, sua popularidade cresceu rapidamente. Em 1957, Prokofiev recebeu postumamente a maior honra da União Soviética, o Prêmio Lenin, por sua Sinfonia nº 7.