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A Cantata, BWV 187, Es wartet alles auf dich, foi composta para o sétimo domingo depois da Trindade. O evangelho deste domingo conta o milagre da multiplicação dos pães (Marcos, 6: 35-44).
O coro inicial tem uma citação do Antigo Testamento tirada do Salmo 104, versículos 27-28: “Es wartet alles auf dir” (Todos esperam de ti que lhes dês de comer a seu tempo).
A introdução orquestral reaparece em vários ritornellos intercalados às seções corais, que têm tratamento contrapontístico.
O quarto movimento, uma ária para o baixo, traz uma citação do Novo Testamento, uma bela passagem do Sermão da Montanha (Mateus 6: 31-32): “Darum sôllt ihr nicht sórgen” (Não vos preocupeis, dizendo: que comeremos? que beberemos? com que nos vestiremos? Vosso Pai nos céus sabe que tendes necessidade de todas estas coisas).
As duas outras árias têm caráter concertante. A primeira para o contralto (terceiro movimento) é em ritmo de dança (3/8).
A segunda (sexto movimento), “Gott versorget alles Leben” (Deus preserva toda a vida), é um adágio de deslumbrante beleza e transparência, com um episódio central poco alegro para soprano com oboé solista.
O coral final é baseado em um hino de Hans Vogel, de 1563.
“Esta é uma das obras mais notáveis do imenso panorama vocal de Bach”, afirma seu biógrafo Alberto Basso.
O próprio compositor parecia gostar bastante desta cantata, já que reutilizou o primeiro, o terceiro, o quarto e o quinto movimentos na Missa em Sol Menor, BWV 235.
Bach – Cantata BWV 187, “Es wartet alles auf dir” | Ulrike Hoffbauer (soprano), Elvira Bill (contralto), Dominih Wörner (baixo), Coro e Orquestra da Fundação J. S. Bach regidos por Rudolf Lutz