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A Cantata BWV 104, Du Hirte Israel, höre (Pastor de Israel, ouve), foi escrita por Bach para o segundo domingo depois da Páscoa. O Evangelho do dia é o do Bom Pastor (S. João 10:12-15).
Impossível aqui resistir à tentação de citar os comentários de Philipp Spitta, grande musicólogo e biógrafo de Bach:
“Du Hirte Israel, höre é uma pastoral sacra que apresenta uma bela combinação de ternura e gravidade, de graça e profundidade. No primeiro coro, o ritmo e a imitação pelo baixo contínuo da gaita de fole imprimem delicadamente a marca de música pastoral à composição.
Além de seu maravilhoso charme melódico, este coro é uma obra-prima em termos de estrutura. Nas partes vocais, seções homofônicas se alternam com trechos fugatos. Três oboés são acrescentados às partes superiores do coro para lhes dar apoio e colorido.
As cordas, enquanto isto, envolvem as vozes em uma cintilante teia de figuras ascendentes e descendentes, sempre, porém, totalmente independentes. Bach nunca tinha composto nada parecido – eis aqui uma nova prova de sua inesgotável imaginação. O único movimento comparável a este em sentimento e magia é a sinfonia pastoral do Oratório de Natal.
A segunda ária, do baixo, tem um caráter semelhante ao do coro inicial. Já a primeira ária, a do tenor, expressa o sentimento depressivo oriundo de passagens dos Salmos, como, ‘Ainda que eu caminhe pelo vale da sombra da morte, não temo mal algum’. É certo que Bach tinha em mente este pensamento, porque o texto tem o mesmo sentido geral.
Um trecho do Salmo 23, Der Herr ist mein getreuer Hirt (O Senhor é meu pastor, nada me pode faltar), encerra a cantata.”
Assim falou o mestre Spitta.
Bach – Cantata BWV 104 | Netherlands Bach Society regida por Jos van Veldhoven. Solistas: Daniel Johanssen (tenor) e Matthew Brook (baixo).