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Haydn – Trio
Haydn

Haydn – Trio para Piano e Cordas nº. 44, Hob XV:28

Trio nº. 44 em Mi maior “é realmente extraordinário e, de certa forma, a mais estranha das últimas obras de Haydn”, afirma o musicólogo Charles Rosen em seu ensaio sobre o assunto no livro The Classical Style (O estilo clássico). Entre os últimos trios escritos pelo compositor, ele integra de um conjunto de três peças dedicadas à sua amiga e pianista Therese Jansen. 

O primeiro movimento é um Allegro Moderato Cantabile que tem um caráter de improvisação. O piano parece estar tocando em pizzicato, tal como as cordas. Uma passagem surpreendente ocorre na seção de desenvolvimento: o tema principal surge de repente, tocado forte pela única vez, com harmonia plena e as cordas tocando arco (não pizzicato). É o clímax, o ponto de convergência de todo movimento.

Surge, depois, um Allegretto. Esse movimento possui uma sonoridade estranha, misteriosa. A forma é também inesperada – a de uma passacaglia, um contraponto de duas partes (mão direita e mão esquerda do piano). O ritmo obstinado do baixo se mantém em todo o movimento. Sobre o baixo, Haydn superpõe uma linha melódica que vai mudando e que tem ritmos diferentes do ritmo do baixo.

Após esses dois movimentos de escrita tão densa, não poderia haver maior contraste do que no Allegro final, leve e elegante.

Haydn – Trio para piano e cordas nº. 44 em Mi Maior, Hob. XV:28 | Van Baerle Trio

 

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