Obras

O VOLTAR
Bach – Cantata BWV 122
BachFim de Ano Clássico

Bach – Cantata BWV 122 

A Cantata BWV 122, “Das neugeborne Kindelein” (O recém-nascido) foi composta por Bach em 1724 para o domingo depois do Natal. São seis os seus movimentos.

O coro inicial é uma fantasia coral com um ritornello de abertura e encerramento. As três vozes graves imitam o soprano três vezes e se movem então para uma figura rápida de encerramento. Sua letra evoca o nascimento de Jesus como um sinal de renovação:

“O pequeno recém-nascido,

o amado menino Jesus,

oferece mais uma vez um novo ano”

O segundo movimento é uma ária cromática para o baixo que fala do pecado. A voz é acompanhada pelo contínuo em uma linha coral que foi descrita como “tortuosa e cromaticamente convoluta”.

O recitativo para o soprano é acompanhado por um trio de flautas que representam a “aura dos anjos”. A letra fala dos anjos que se regozijam pela salvação dos pecadores.

O quarto movimento é um trio para soprano, contralto e tenor. O contralto canta a linha coral, enquanto o soprano e o tenor entoam um dueto.

No recitativo que se segue, o baixo é acompanhado por uma linha de cordas e contínuo.

O coral final é curto e rápido, trazendo um clima de otimismo: 

“Agora é tempo de cantar,

o pequeno Jesus afasta toda a tristeza.”

Bach – Cantata BWV 122 | Mirjam Wernli (soprano), Kisa Weiss (contralto), Raphael Höhn (tenor), Stephen MacLeod (baixo), Coro e Orquestra da J. S. Bach-Stiftung regido por Rudolf Lutz

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se aqui para receber alertas em seu email sempre que tivermos novos conteúdos por aqui.