A MÚSICA CLÁSSICA

A

GÊNEROS

A música clássica compreende vários gêneros, classificados aqui de acordo com a formação por número de executantes – da performance solo até a música orquestral.

SOLO

É uma obra executada por um instrumento apenas (ou uma voz). Há composições especialmente escritas para serem interpretadas ao piano, na harpa, no violão, no violoncelo e em uma grande variedade de outros instrumentos.

MÚSICA DE CÂMARA

Para ser executada por pequenos grupos, com no mínimo dois instrumentos. Pode contemplar variadas formações, com instrumentos diversos: duo, trio, quarteto, quinteto, e assim por diante. Algumas das formações de câmara mais conhecidas são quarteto de cordas, quinteto de cordas, trio com piano e quinteto de sopros.

MÚSICA ORQUESTRAL

A música orquestral é escrita para um grande agrupamento instrumental. Existem vários tipos de orquestra, como a de câmara, a sinfônica e a de cordas, cujo tamanho varia conforme o período histórico. Enquanto no período barroco a orquestra era menor em tamanho e na variedade de instrumentos, no clássico ela era um pouco maior e incluía outros instrumentos. Já no período romântico, podiam reunir cerca de cem instrumentistas, ou mais.

MÚSICA VOCAL

É a música escrita para a voz humana. Pode ser executada por um cantor solista, com ou sem acompanhamento instrumental (a capella), ou em duetos, trios, quartetos, quintetos e assim por diante, até a formação em coro, com divisões de vozes por naipes. Da mais aguda para a mais grave, as vozes femininas são classificadas em soprano, mezzo soprano e contralto, e as masculinas em tenor, barítono e baixo.