O álbum Spanish Music, gravado por Fabio Zanon (GuitarCoop, 2016), traz várias obras favoritas do repertório para o violão. Muitos ouvintes ficarão surpresos em saber que Albéniz e Granados nunca escreveram uma nota original para este instrumento. Ambos foram pianistas de profissão, e sua obra, consequentemente, tem o piano como foco principal. Porém, ambos pertenceram à geração romântica de compositores nacionalistas espanhóis. Grande parte de seu projeto estético residiu na busca de uma sonoridade especificamente espanhola, fosse em estilo melódico, ritmo, harmonia ou ambientação sonora. Em todos estes quesitos, a presença do violão é incontornável. O uso de desvios de harmonia típicos do violão e a vibração sonora dos punteados e rasgueos da guitarra flamenca afloram a intervalos regulares na escrita pianística destes autores. A prática de transcrever estas obras para o violão já era corrente enquanto eles ainda estavam vivos e, em alguns casos, a transcrição tornou-se mais conhecida que os próprios originais. Ouviremos três faixas: Asturias Leyenda, Op. 47, de Albéniz; Danza Española nº 5 – Andaluza, de Granados; e Serenata Espanhola, de Joaquín Malats.