Multimídia

M VOLTAR
Bach

PODCAST | Bach – Cantata BWV 21

A Cantata BWV 21, “Ich hatte viel Bekümmernis” (Meu coração estava cheio de aflição), é uma composição de amplas proporções, profunda e de construção muito rica e elaborada. Considerada uma das obras mais marcantes de Bach, ela se divide em duas partes: uma para ser cantada antes e outra depois do sermão.

As cantatas da juventude de Bach foram, em sua maioria, compostas em Mühlhausen entre 1707 e 1708, e em Weimar entre 1708 e 1716. Bach só retomaria a composição de cantatas sacras anos mais tarde, em 1723, na cidade de Leipzig. A Cantata BWV 21 é apontada como o melhor exemplo da produção de Weimar.

Composta originalmente em 1713 para o terceiro domingo depois da Festa da Trindade, a obra foi depois expandida e ganhou a designação per ogni tempo (para qualquer ocasião). Com efeito, ela praticamente não faz referência aos textos bíblicos dessa data, citando apenas um versículo da primeira epístola de São Pedro (5:7): “Descarregai sobre ele todas as vossas preocupações, porque ele tem cuidado de vós”.

Philipp Spitta, autor daquela que é considerada a mais importante biografia de Bach, comenta: “nenhum gênio pode ir mais longe na descrição dos medos, inquietações e esperanças da alma humana”.

Ouça a interpretação da Cantata BWV 21 por solistas, coro e orquestra sob a direção de Sigiswald Kuijken, e saiba mais sobre a obra no podcast a seguir: