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Em 6 de julho de 1840, o tribunal dá permissão a Clara Wieck e Robert Schumann para que se casem sem a autorização do pai da noiva. Eles devem, porém, esperar dez dias para ver se Wieck vai apelar da sentença.
Ao longo dos dez dias de indefinição – um período de ansiosa espera –, Schumann compõe o ciclo de canções Frauenliebe und Leben (Vida e amores de uma mulher). Ele só precisa de dois dias para terminar as oito canções.
O ciclo se baseia em versos do poeta romântico alemão Adelbert von Chamisso (1781-1838).
A unanimidade dos críticos aponta a indigência poética dos textos de Chamisso e, pior ainda, a atitude politicamente incorreta de retratar a mulher como adoradora submissa do marido. Todos, porém, reconhecem que, a partir deste material tão pobre, Schumann cria uma comovente obra-prima.
Ouça, no podcast a seguir, a interpretação da mezzo soprano Anne Sofie von Otter acompanhada por Bengt Forsberg ao piano.
Leituras: Adriana Braga.
Schumann – Frauenliebe und Leben
nº. 1: Seit ich ihn gesehen
nº. 2: Er, der herrlichste vor allen
nº. 3: Ich kann’s nicht fassen
nº. 4: Du Ring an meinem Finger
nº. 5: Helft mir, ihr Schwestern
nº. 6: Süßer Freund, du blickest mich verwundert an
nº. 7: An meinem Herzen, an meiner Brust
nº. 8: Nun hast du mir den ersten Schmerz getan