CONTATO
Entre em contato conosco.
Hoje, na coluna “Terças Ilustres”, convidamos o artista plástico Iran do Espírito Santo para elaborar uma playlist.
Nascido em Mococa, São Paulo, em 1963, Iran é um artista que explora as linguagens do desenho, fotografia, escultura e instalações, além de incursões ocasionais pelo design. Em 1986, licencia-se em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap/SP), onde tem aulas com os artistas Nelson Leirner (1932) e Regina Silveira (1939) e aproxima-se de artistas como Ana Tavares (1958) e Mônica Nador (1955). Insere-se, assim, no questionamento dos usos tradicionais dos suportes artísticos.
Em 1986, transfere-se para Londres, onde reside por dois anos. Em 1991, faz sua primeira exposição individual na Plug in Inc. Gallery, em Winnipeg, Canadá, onde também faz residência artística. Dois anos depois é artista residente do Tamarind Institute, em Albuquerque, Estados Unidos. Desde então, Espírito Santo desenvolve uma produção extensa. Em 1999 representa o Brasil na 48. Bienal de Veneza e participa da 6. Bienal de Istambul. Expõe seus trabalhos em 2007, na mostra panorâmica organizada pela Pinacoteca do Estado de São Paulo, em conjunto com o Museo Nazionale delle Arti del XXI Secolo (MAXXI/Roma) e pelo Irish Museum of Modern Art (IMMA /Dublin).
Seu depoimento sobre a sua playlist:
“Não é uma lista de conhecedor, mas de ouvinte amador. Músicas que gosto e que são ou foram significativas na minha jornada.”