Obras

O VOLTAR
Bach – Cantata BWV 152
BachFim de Ano Clássico

Bach – Cantata BWV 152 

“A Cantata BWV 152 de Bach é uma das grandes obras de câmara do período de Weimar. Apresenta uma orquestração exótica, com viola d’amore, viola da gamba, flauta doce e oboé d’amore acompanhados por baixo contínuo. Esses instrumentos iniciam a obra com uma sinfonia poética e vibrante. O baixo começa uma ária um tanto austera com o oboé d’amore. Após um longo e belo recitativo, a soprano assume o protagonismo com uma ária celestial acompanhada por flauta doce e viola d’amore. Esta é uma das joias do período de Weimar. Após outro recitativo, as duas vozes se unem a todos os instrumentos em uníssono para uma giga animada e reconfortante.” (Craig Smith)

Composta para o domingo após o Natal, a Cantata BWV 152, “Tritt auf die Glaubensbahn” (Siga o caminho da fé), foi apresentada pela primeira vez em 30 de dezembro de 1714. O texto de Isaías 28:16 é o pano de fundo: 

“Portanto, diz o Senhor: Eis que ponho em Sião uma pedra fundamental, uma pedra provada, uma preciosa pedra angular, para alicerce seguro; aquele que confia, jamais será abalado.”

Bach – Cantata BWV 152 | Bloomington Bach Cantata Project: Christina Lynch (soprano), David Rugger (baixo), Charles Wines (flauta), Sarah Huebsch (oboé), Elena Kraineva (viola d’amore), Brady Lanier (viola da gamba), Eric Fisher (violone) e Anastasia Chin (órgão). Direção: Elena Krainova.

 

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se aqui para receber alertas em seu email sempre que tivermos novos conteúdos por aqui.