Obras

O VOLTAR
Bach – O Cravo Bem Temperado: Seleção do Livro I (Parte 2) 
Bach

Bach – O Cravo Bem Temperado: Seleção do Livro I (Parte 2) 

Prelúdio e Fuga nº. 8 em Mi Bemol Menor, BWV 853, “Aria Pathetica Ricercar”

Um dos mais comoventes desta série, neste prelúdio, um sentimento de solidão permeia toda a peça. A forma é de uma dança lenta e nobre, uma Sarabanda. A fuga não quebra o clima do prelúdio, sendo uma peça muito elaborada. Segundo a pianista Angela Hewitt, “o importante é fazê-la expressiva, para que não pareça só um estudo de construção de fuga”.

Bach – Prelúdio e Fuga nº. 8 em Mi Bemol Menor, BWV 853 | András Schiff (piano)

 

Prelúdio e Fuga nº. 10 em Mi Menor, BWV 855, “Aria / Figuriertes Präludium Invention”

A tonalidade em Mi menor sugere uma tensão e uma atmosfera apreensiva. Na metade do prelúdio, o baixo evolui para um sinistro redemoinho. Um vislumbre de esperança surge no acorde maior ao final do prelúdio, mas esta é logo dissipada assim que a frenética fuga inicia. 

Bach – Prelúdio e Fuga nº. 10 em Mi Menor, BWV 855 | András Schiff (piano)

 

Prelúdio e Fuga nº. 13 em Fá Sustenido Maior, BWV 858, “Tanzpräludium Tanzfuge”

O movimento suave e oscilante do prelúdio pode nos enganar pela aparente simplicidade. Após uma curta abertura canônica, a mão direita se atém a uma melodia de notas agrupadas em três, onde a primeira geralmente está ausente. A mão esquerda permanece alerta e adiciona a nota ausente. A fuga abre com um tema robusto e segue para uma segunda parte saltitante. 

Bach – Prelúdio e Fuga nº. 13 em Fá Sustenido Maior, BWV 858 | András Schiff (piano)

 

Prelúdio e Fuga nº. 14 em Fá Menor, BWV 859, “Sinfonia Fuga Pathetica”

Bach demonstra aqui, com engenhosidade, o caráter sombrio da tonalidade de Fá menor. No prelúdio, ele é econômico: o tema é baseado em apenas quatro notas. E é precisamente nesta simplicidade que o mestre se revela. A fuga de quatro vozes é sutilmente construída, com uma atmosfera melancólica sendo evocada pelo contratema.

Bach – Prelúdio e Fuga nº. 14 em Fá Sustenido Menor, BWV 859 | András Schiff (piano)

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se aqui para receber alertas em seu email sempre que tivermos novos conteúdos por aqui.