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A Symphonie Fantastique: Épisode de la vie d’un Artiste, en cinq parties (Sinfonia Fantástica: Episódio na vida de um artista, em cinco partes) foi composta por Hector Berlioz (1803-1869) em 1830. É a mais conhecida de suas composições e um clássico do repertório de concerto.
Considerado um dos maiores orquestradores da história da música, Berlioz dividiu a instrumentação da sinfonia para uma orquestra de mais de 90 músicos, mais do que em qualquer outra sinfonia até então:
Berlioz descreve a obra:
“A Sinfonia Fantástica conta a história de um artista de imaginação fértil que, em profundo desespero por causa de um amor sem esperança, envenena-se com ópio.”
A composição é dividida em cinco movimentos, todos conectados por um tema condutor recorrente, chamado por Berlioz de “ideia fixa”:
Na estreia da peça, o público recebeu as notas de programa escritas pelo compositor explicando cada movimento:
“A intenção do compositor foi desenvolver episódios da vida de um artista que se prestem a tratamento musical. Como a obra não se pode valer da palavra, o plano do drama instrumental deve ser exposto antes. O programa seguinte deve então ser considerado como o texto falado de uma ópera, que introduz os movimentos e explica seu caráter e motivação.”
Berlioz descreve o último movimento, Sonho de uma noite de sabá:
“[A dose de ópio que o artista tomou não o mata, mas induz a um sono pesado, acompanhado das mais estranhas visões…]
Ele se vê num sabá [segundo uma crença medieval, reunião de bruxas à meia-noite de sábado sob a direção de Satanás], no meio de um horrendo encontro de sombras, feiticeiros e monstros de todos os tipos reunidos para seu funeral. Estranhos sons, gemidos, gargalhadas e gritos longínquos são respondidos por outros gritos.
A melodia da amada (ideia fixa) reaparece, mas agora sem seu caráter nobre e reservado; não passa de uma melodia vulgar e grotesca: é ela que está vindo ao sabá… Ela é recebida estrepitosamente e se entrega à diabólica orgia… Sinos fúnebres dobram uma paródia burlesca do Dies Irae (Dia da Ira, do Julgamento Final). A dança das bruxas se combina com o Dies Irae.”
O tema da ideia fixa pode ser ouvido no início do vídeo, até 1’07”:
Outro tema importante é o do Dies Irae, que podemos ouvir no vídeo a seguir:
Assista ao último movimento da Sinfonia Fantástica, interpretado pela Orquestra Nacional da França regida por Leonard Bernstein:
Berlioz – Sinfonia Fantástica, op. 14, Finale: Sonho de uma Noite de Sabá
E, a seguir, a obra completa:
https://youtu.be/grSWwsH-Afg