Obras

O VOLTAR
Franck Prelúdio Fuga
FranckParis 1900

César Franck – Prelúdio, Fuga e Variação | Prelúdio, Coral e Fuga

César Franck (1822-1890) nasceu em Liege, localizada no que era então o Reino Unido dos Países Baixos, porém passou a maior parte de sua vida em Paris.

O compositor fez carreira como organista e se tornou o titular da Igreja de Santa Clotilde, que possuía um moderno órgão do mais renomado fabricante da época, Cavaillé-Coll. Franck era um grande improvisador e atraía um grande público para ouvi-lo. Suas obras eram então compostas predominantemente para o órgão.

Das duas composições que vamos apresentar, o Prelúdio, Fuga e Variação (1862) foi escrito originalmente para um dueto pouco original: piano e harmônio. Posteriormente, a peça foi transcrita tanto para o piano como para o órgão. Já o Prelúdio, Coral e Fuga foi escrito 22 anos depois, quando Franck já tinha voltado a compor para o piano.

Ambas têm como modelo o Prelúdio e Fuga de Bach, forma que tinha sido abandonada desde Mendelssohn. É bem verdade que a duas acrescentam um terceiro elemento, uma Variação na primeira e uma Ária na segunda, mas essas surgem em consequência de uma necessidade expressiva não prevista do início.

A obra de Franck tem influências de Bach, de Liszt e de Wagner. Assim, por exemplo, o primeiro motivo do Prelúdio, Coral e Fuga é claramente relacionado à Cantata Weinen, Klagen, Sorgen, Zagen, BWV 12, de Bach. Já o segundo motivo parece derivar do Motivo do Sino do Parsifal, de Wagner.

Outras características de seu trabalho são a intensidade, o sentimento religioso e, do ponto de vista formal, o uso da forma cíclica.

Vamos ouvir as interpretações do Prelúdio, Fuga e Variação em suas duas versões – a primeira, para harmônio e piano, e a segunda, para piano –, e, na sequência, o Prelúdio, Coral e Fuga:

César Franck – Prelúdio, Fuga e Variação | Scott Brothers Duo (harmônio e piano)

César Franck – Prelúdio, Fuga e Variação | Nikolai Lugansky (piano)

César Franck – Prelúdio, Coral e Fuga | Nikolai Lugansky (piano)