CONTATO
Entre em contato conosco.
O compositor do barroco francês François Couperin ficou conhecido como “Couperin, o Grande” pelo enorme prestígio que alcançou com suas peças para cravo.
Apresentamos a seguir uma seleção de suas Peças para Cravo tocadas no piano por diversos intérpretes:
– Le tic-toc-choc, ou Les maillotins: o primeiro título dessa peça é uma onomatopeia que alude ao ritmo frenético de um relógio; já o segundo pode evocar as batidas dos pequenos martelos do piano. A obra integra a 18.ª Ordem das Peças para Cravo, volume 3, de Couperin.
Vamos ouvi-la primeiramente com o pianista russo Grigory Sokolov e, em seguida, em um videoclipe do pianista Alexandre Tharaud com as participações de um dançarino de hip-hop e um percussionista corporal.
Grigory Sokolov
Alexandre Tharaud
– Les Ombres Errantes (As sombras errantes): a peça integra a 25.ª Ordem do quarto volume das Peças para Cravo, publicado em 1730.
Couperin – Les Ombres Errantes | Alexandre Tharaud (piano)
– Les Baricades Mistérieuses é a quinta peça da 6.ª Ordem das Peças para Cravo, volume 2, publicado em 1717.
Couperin – Les Baricades Mistérieuses | John Harmer (piano)
– Rondeau Les Bergeries : este rondó integra o segundo livro das Peças para Cravo, 6.ª Ordem. Bach incluiu a peça em seu Pequeno Livro de Anna Magdalena Bach, BWV Anh. 183, uma coletânea de peças de vários autores que o compositor compilou para Anna Magdalena, sua segunda esposa.
Couperin – Rondeau Les Bergeries | Masako Ohta (piano)
– La couperin: do quarto volume das Peças para Cravo, 21.ª Ordem.
Couperin – La couperin | Yunchan Lim (piano)