Obras

O VOLTAR
HandelMÚSICA VOCAL

Händel – Lascia ch’io pianga

George Frideric Händel nasceu no mesmo ano em que Bach – 1685. Mas, enquanto Bach permaneceu sempre na região central da Alemanha, Händel teve uma carreira internacional. Começou na Alemanha, depois foi para a Itália (de 1706 a 1710). Finalmente, estabeleceu-se na Inglaterra e lá ficou até a morte em 1759.

Na Inglaterra, sua atividade pode ser dividida na fase das óperas e na dos oratórios. Extremamente prolífico, compôs 42 óperas, 29 oratórios, 120 cantatas e muita música instrumental e de câmera.

Rinaldo (HWV 7), de 1711, foi a primeira ópera em italiano escrita para o público de Londres. É uma história intrincada baseada no poema Jerusalém Libertada de Torquato Tasso. Como era seu costume, Händel reutilizou, em várias partes da ópera, música composta anteriormente durante sua estada na Itália.

Lascia ch’io pianga / Mia cruda sorte (Deixe-me chorar / Por meu destino cruel), por sinal também adaptada, é uma das árias favoritas da ópera e é também executada como peça de concerto.

Händel - Lascia ch'io pianga | Cena do filme Farinelli (a voz é uma síntese feita com as vozes de uma soprano e um de um contratenor).