Obras

O VOLTAR
Haydn - Trio nº 39, Hoboken 15:25, “Cigano”
HaydnMúsica Cigana

Haydn – Trio nº 39, Hoboken 15:25, “Cigano”

O Trio nº 39, Hoboken 15:25, “Cigano”, faz parte da série de 14 que Haydn escreveu entre 1793 e 1797 por ocasião de suas visitas a Londres. São suas melhores obras no gênero, muito admiradas pelos estudiosos.

O compositor trabalhou durante muitos anos para os príncipes de Esterhazy, cujos palácios em Esterhaza e Eisenstadt ficavam próximos à planície húngara. Consequentemente, Haydn entrou em contato com a música folclórica da região.

O Trio nº 39 é o mais célebre de todos por causa de seu final, um Rondo all’Ongarese. Assim como Brahms, Haydn gostava da música cigana e é em temas ciganos que ele baseia este rondó.

O impacto do Rondó é ainda maior porque os dois primeiros movimentos são tranquilos. O primeiro, Andante, é um conjunto de variações duplas. O segundo, Poco Adagio, tem, na parte central, uma melodia especialmente bonita para o violino.

Haydn – Trio para Piano e Cordas nº 39 em Sol Maior, Hoboken 15:25 | Gernoth Süssmuth (violino), Jelena Očić (violoncello) e Jose Gallardo (piano).