Obras

O VOLTAR
Haydn – Trio para Piano e Cordas nº 43, Hob 15/27
Haydn

Haydn – Trio para Piano e Cordas nº 43, Hob 15/27

Animado pelo sucesso que teve em suas duas longas estadias em Londres, Haydn compôs nada menos do que 15 trios para piano em meados da década de 1790. Publicados por seu editor inglês, tornaram-se bestsellers imediatamente.

Embora prolífico, Haydn tinha dificuldade de atender à demanda insaciável do público por trios para piano e outras peças de house music, música para ser tocada por amadores em saraus domésticos.

O Trio para Piano e Cordas nº 43, Hob 15/27, está entre os últimos compostos por Haydn. É o primeiro de um conjunto de três que ele dedicou a Therese Jansen, sua amiga e excelente pianista.

Estes trios, contudo, dificilmente poderiam ser chamados de música doméstica. O pianista e escritor Charles Rosen os considera os mais difíceis que Haydn escreveu, uma formidável realização musical e intelectual.

O Trio nº 43 possui três movimentos. O Allegro inicial é brilhante, cheio de contrastes súbitos de clima, tonalidade, ritmo e dinâmica, e com uma qualidade improvisatória.

O movimento lento é um Andante que começa suave e lírico, com uma ornamentação florida para o piano e o violino. Aí vem a surpresa: uma seção em tom menor que começa com um forte no meio de um compasso e continua com um poder dramático próximo da brutalidade.

Sobre o final deste trio, Charles Rosen afirma: “O Presto final é talvez a peça mais humorística de Haydn. Tudo neste movimento é inesperado: o tema de abertura que é uma brincadeira; a harmonia que muda para acentuar tempos fracos; a melodia angular que aparece às vezes no registro errado; e o ritmo scherzando que permite o início da melodia quando menos se espera”.

Haydn – Trio para Piano e Cordas nº 43, Hob 15/27 | Trio Gaspard

 

 

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se aqui para receber alertas em seu email sempre que tivermos novos conteúdos por aqui.