Obras

O VOLTAR
MahlerMÚSICA VOCAL

Mahler – Ging heut morgen übers feld (Fui passear no campo hoje de manhã)

Lieder eines fahrendes Gesellen  (Canções de Um Andarilho Sem Rumo) é o primeiro ciclo de canções de Gustav Mahler, composto aos 24 anos. Interessante notar que os poemas são também de sua autoria, inspirados na poesia folclórica alemã.

A segunda das quatro canções, Ging heut Morgen übers Feld (Fui Passear no Campo Hoje de Manhã) é a mais alegre do conjunto, cantando a bela natureza em palavras simples: Blum’ und Vogel, Gross und Klein! Guten Tag! Ist’s nich eine shöne Welt? (Flores e pássaros, grandes e pequenos! Bom dia! Vocês não acham este mundo maravilhoso?).

Só ao final dos versos é que o viajante se lembra de que não poderá mais ser feliz, agora que seu amor se foi.

Mahler e Klimt

O pintor Gustav Klimt (1862-1918) e Mahler eram contemporâneos (Mahler é dois anos mais velho). Ambos moravam em Viena, na virada do século, um período de grande efervescência cultural. Klimt namorou Alma Schindler, com quem Mahler se casou mais tarde, e era um admirador da obra do compositor.

A montagem do vídeo a que vamos assistir a seguir é feliz na escolha das imagens de Klimt, que reforçam a visão de encantamento com a natureza do poema.

Vamos ouvir Ging heut Morgen übers Feld, de Mahler, com Frederica von Stade (mezzo  soprano) e a Orquestra de Cleveland, sob a regência de Andrew Davis. A canção dura 5 minutos.

O autor da montagem, na certa orgulhoso de seu trabalho, estende-se outros 5 minutos nos créditos. O bom disto é que, neste tempo, ele apresenta outra bela canção de Mahler: Urlicht (Luz Primordial), interpretada por Jessye Norman.

 

Mahler – Ging heut Morgen übers Feld, com Frederica von Stade (mezzo soprano) e Orquestra Sinfônica de Cleveland regida por Andrew Davis | Mahler – Urlicht, com Jessye Norman (mezzo soprano) e Irwin Gage (piano).