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Ouviremos, a seguir, uma seleção de canções de Mahler a partir dos poemas do Des Knaben Wunderhorn (A cornucópia da juventude), apresentadas em um recital pelo barítono Thomas Hampson e pelo pianista Wolfram Rieger (a minutagem de cada peça está indicada nos títulos das canções – basta clicar nela para acessar o trecho do vídeo no momento onde é executada a canção).
Frühlingsmorgen (Manhã de Primavera) – 05:30
Frühlingsmorgen já mostra a inclinação para o caráter campestre e folclórico da música de Mahler. Isso é audível no chilrear das cotovias e no zumbido das abelhas. A música, que parece estar sempre prestes a romper em uma dança animada, acaba desistindo para não acordar o namorado adormecido.
Ablösung im Sommer (Mudança de Guarda no Verão) – 07:38
Ablösung im Sommer é um bom exemplo do lado cômico e rústico das canções do Wunderhorn. O texto diz que, quando o cuco para de cantar, é a vez do rouxinol. A passagem de um passarinho para o outro é caracterizada pela mudança do humor ingênuo para o sublime e lírico.
Rheinlegendchen (Pequena Lenda do Reno) – 09:29
Em Rheinlegendchen, um camponês imagina encontrar a mulher dos seus sonhos jogando um anel em um rio. A música ilustra a ociosidade despreocupada dessas reflexões.
Lob des hohen Verstandes (Louvor à Mente Superior) – 14:24
Lob des hohen Verstandes é uma canção satírica. Descreve um concurso entre um cuco e um rouxinol. O juiz é um asno que, claro, declara o cuco vencedor. A descrição musical do canto do cuco e do zurrar do asno é maravilhosa. Elas são combinados na última linha, sendo o cuco imediatamente seguido pelo “I-iah” final.
Antonius von Padua Fischpredigt (Sermão de Santo Antônio aos Peixes) – 18:19
Em Antonius von Padua Fischpredigt, na hora do sermão, a igreja está vazia. Antônio vai para a margem do rio e prega aos peixes. Eles são muito numerosos, de diferentes espécies: nunca um sermão lhes agradou tanto.
Terminada a pregação, os peixes vão embora. O sermão foi um sucesso, mas eles continuam os mesmos: os lúcios continuam ladrões; as enguias grandes amantes; os caranguejos andam para trás; os bacalhaus continuam gordos; as carpas se empanzinam.
Mahler usou esta canção no Scherzo da Segunda Sinfonia.
Aus! Aus! (‘Bora! ‘Bora!) – 24:32
Aus! Aus! é o diálogo entre um jovem cheio de energia, que quer sair em jornada pelos campos, e sua namorada, que pede a ele que permaneça com ela. A música retrata bem a situação: a marcha militar do rapaz e o apelo (por vezes irônico) da moça.
Zu Strassburg auf der Schanz (No forte de Strasburg) – 28:47
Em Zu Strassburg auf der Schanz, um jovem soldado se encontra a caminho do cadafalso, ou do pelotão de fuzilamento. Seu crime é a deserção. Os tambores abafados e os ritmos militares que representam seu cativeiro contrastam eloquentemente com a liberdade da trompa alpina, cujo chamado nostálgico o levou a abandonar o seu posto.