Obras

O VOLTAR
Mendelssohn – Sonata nº 2 para Violoncelo e Piano, Op. 58
Mendelssohn

Mendelssohn – Sonata nº 2 para Violoncelo e Piano, Op. 58

Felix Mendelssohn (1809–1847) foi um compositor alemão do início do período romântico, além de pianista e regente. Escreveu sinfonias, concertos, música de câmara e Lieder. Sua obra mais conhecida é a música incidental para a peça Sonho de uma Noite de Verão e, nesta, a “Marcha Nupcial”. Compôs também as célebres Canções sem Palavras.

Sua Sonata nº. 2 para Violoncelo e Piano, escrita em 1843, tem um caráter vibrante. Formada por quatro movimentos, inicia com um Allegro assai vivace de um virtuosismo efervescente, confiante e otimista.

O segundo movimento, Allegretto scherzando, é leve e gracioso, com efeitos stacatto no piano respondidos pelo violoncelo em pizzicato. O violoncelo apresenta um segundo tema caloroso e lírico.

O terceiro movimento, Adagio, é uma das mais belas criações de Mendelssohn. O piano começa em arpejos, apresentando um coral. O violoncelo responde com um recitativo apaixonado. Segue-se um diálogo dos dois instrumentos. No final, o piano recapitula o recitativo com arabescos cromáticos. Neste movimento há muito da música de Bach, de quem Mendelssohn foi devoto a vida inteira.

O último movimento, Molto Allegro e vivace, volta ao clima brilhante e extrovertido do início da obra.

Mendelssohn – Sonata nº. 2 em Ré Maior para Violoncelo e Piano, Op. 58 | Steven Isserlis (violoncello) e Mishka Rushdie Momen (piano)

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se aqui para receber alertas em seu email sempre que tivermos novos conteúdos por aqui.