Obras

O VOLTAR
templo sarastro a flauta mágica mozart sinopse
A Flauta MágicaMozart

Mozart – A Flauta Mágica – Ato I (Trechos)

Sinopse da ópera “A Flauta Mágica”

O Príncipe Tamino é atacado por uma enorme serpente, chegando a um reino misterioso dominado pela Rainha da Noite. Esta lhe pede que ele liberte sua filha Pamina, raptada por Sarastro, chefe da Ordem de Ísis, e lhe dá uma flauta mágica para o ajudar. Apaixonado por Pamina, o príncipe parte em sua busca, acompanhado por Papageno. Ao longo da jornada, Tamino percebe que Sarastro não é o suposto vilão, mas um sábio sacerdote que trabalha em nome da justiça. Sarastro propõe que Tamino seja consagrado à Ordem de Ísis. Ele passa, então, por várias provações para comprovar sua virtude. Em meio às confusões de Papageno, e com o auxílio de sua flauta mágica, Tamino alcança, finalmente, a consagração. Eles derrotam a Rainha, e Tamino se casa com Pamina.

 ***

Abertura:

MozartA Flauta Mágica: Abertura | Neville Marriner (regente)

***

Tamino, um príncipe perdido em uma terra estranha, está sendo perseguido por uma serpente enorme. Ele é salvo por três damas misteriosas, que matam o monstro e dão a Tamino um retrato de Pamina, filha da Rainha da Noite. Tamino logo se apaixona por Pamina. As damas lhe dizem que Pamina foi raptada pelo poderoso e maligno Sarastro. Tamino promete salvá-la e recebe, então, uma flauta mágica.

Mozart – A Flauta Mágica: Ária de Tamino | Charles Castronovo (barítono, Tamino) | Metropolitan Opera 2017, James Levine (regente)

***

Papageno, um apanhador de pássaros, vai acompanhar Tamino na jornada e recebe sininhos mágicos (ele vai também encontrar, mais adiante, seu par, a Papagena):

Mozart – A Flauta Mágica: Der Vogelfanger bin Ich ja | Roderick Williams (barítono, Papageno)

***

A Rainha da Noite consegue falar com Pamina, sua filha, e lhe dá uma faca para matar Sarastro:

Mozart – A Flauta Mágica: Der Hölle Rache | Diana Damrau (soprano, Rainha da Noite) e Dorothea Röschmann (soprano, Pamina)

***

Tamino logo descobre que nada é como lhe havia sido dito. A Rainha da Noite é a verdadeira inimiga, e não Sarastro. Pamina está sendo protegida por Sarastro para mantê-la longe de sua mãe. Depois de uma luta em que os súditos da Rainha da Noite são derrotados pelos de Sarastro, Pamina é libertada e é recebida por Papageno. Eles cantam em dueto a beleza do amor conjugal:

Mozart – A Flauta Mágica: Bei Männern, welche Liebe fühlen | Filarmônica de Viena, com Sir Simon Rattle (regente), Kate Royal (soprano, Pamina) e Michael Nagy (barítono, Papageno)