Obras

O VOLTAR
a flauta mágica tamino final
A Flauta MágicaMozart

Mozart – A Flauta Mágica – Ato II (Trechos)

O Conselho de Sacerdotes do culto de Ísis e Osiris (que aqui representa o culto maçom) entra em cena, ao som de uma solene marcha:

MozartA Flauta Mágica: Marcha dos Sacerdotes | Royal Opera House Covent Garden Orchestra, Sir Colin Davis (regente)

***

Quando Tamino, jovem príncipe interessado em adquirir o conhecimento para tornar-se rei, encontra Sarastro, o sarcedote, este propõe que ele passe por uma cerimônia iniciática – uma série de provações – para tornar-se membro do culto (maçom). Sarastro recebe Pamina e promete protegê-la:

Mozart – A Flauta Mágica: In diesen heil’gen Hallen | Franz-Josef Selig (baixo, Sarastro) | Sir Colin Davis (regente)

***

Sarastro diz aos sacerdotes que Tamino (e Pamina) estão prontos para passar pelas provações. Ele invoca Ísis e Osiris, pedindo-lhes proteção para os dois.

Mozart – A Flauta Mágica: O Isis und Osiris | Kurt Moll (baixo, Sarastro)

***

Uma das provas pela qual Tamino tem de passar é ficar em silêncio. Pamina tenta comunicar-se com ele, mas não recebe resposta. Julgando-se abandonada, canta o lamento:

Mozart – A Flauta Mágica: Ach ich fühls (Ária de Pamina) | Dorothea Röschmann (soprano, Pamina)

***

Tamino e Pamina passam pelas provações e são recebidos no templo:

Mozart – A Flauta Mágica: Wir wandelten durch Feuersgluten (Pamina, Tamino e Coro) | Christiane Oelze (soprano), Michael Schade (tenor), The Monteverdi Choir and English Baroque Soloists, Sir John Eliot Gardiner (regente)

***

Papageno reencontra sua Papagena. Surpresos, cantam este dueto:

Mozart – A Flauta Mágica: Papageno & Papagena

***

Neste momento de sucesso, a Rainha da Noite chega com seus servos para invadir o templo de Sarastro, mas ele aparece, os derrota e os expulsa. Nasce o Sol anunciando uma nova era para os heróis unidos:

Mozart – A Flauta Mágica: Die Strahlen der Sonne vertreiben die Nacht (Ária de Sarastro e Coro) | Franz-Josef Selig (baixo, Sarastro), Sir Colin Davis (regente)