O Oratório de Natal, Op. 12, é uma cantata de Saint-Saëns para solistas vocais, coro, órgão, cordas e harpa. Dividido em dez movimentos, a obra se inicia com um prelúdio instrumental seguido por nove partes cantadas:
- Prelúdio (no estilo de Bach);
- Recitativo: “Et pastores erant”; Coro: “Gloria in altissimis”;
- Aria: “Expectans expectavi”;
- Aria e coro: “Domine, ego crediti”
- Dueto: “Benedictus”;
- Coro: “Quare fremuerunt gentes”;
- Trio: “Tecum principium”;
- Quarteto: “Laudade coeli”;
- Quinteto e coro: “Consurge, filia Sion”;
- Coro: “Tollite hostias”.
Embora Saint-Saëns tenha associado o Prelúdio ao “estilo de Bach”, há pouca semelhança da peça com a obra do compositor alemão, a não ser por seu ritmo pastoral siciliano, que reaparece no penúltimo movimento do Oratório. Este, na verdade, se assemelha mais a uma cantilena de Gounod.
Os demais movimentos não seguem a narrativa do Evangelho. A sequência, tipicamente francesa, vai crescendo em textura e orquestração, dos solos vocais até um quinteto vocal, com intervenções ocasionais do coro. Embora possua alguns episódios mais grandiosos, a obra possui um caráter mais suave e lírico.
Saint-Saëns – Oratório de Natal | Deutsche Radio Philharmonie, cantores solistas e coro regidos por Christoph Poppen.