Obras

O VOLTAR
Tchaikovsky – O Lago dos Cisnes: Dança dos Pequenos Cisnes
Música e DançaTchaikovsky

Tchaikovsky – O Lago dos Cisnes: Dança dos Pequenos Cisnes

A música do balé O Lago dos Cisnes foi escrita pelo compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky em 1876. Sua primeira montagem estreou em 1877, no Teatro Bolshoi, porém foi somente em 1895 que o balé se tornou um enorme sucesso, com uma nova coreografia criada por Marius Petipa e Lev Ivanov e apresentada no Teatro Mariinsky, em São Petersburgo. Desde então, O Lago dos Cisnes é uma das principais peças do repertório clássico de dança.

Em quatro atos, o balé conta a história de Odette, uma princesa transformada em cisne pelo perverso feiticeiro Rothbart, que desejava se casar com ela e dominar o seu reino. Odette e todo seu cortejo estão aprisionados às margens de um lago no reino do feiticeiro, e conseguem recuperar sua aparência humana apenas por algumas horas, à noite. Para quebrar o feitiço, a princesa precisa encontrar alguém que lhe jure amor eterno.

A “Dança dos Pequenos Cisnes”, apresentada no segundo ato, é uma das coreografias mais emblemáticas do balé. Executada por quatro bailarinas que se movimentam em perfeita sincronia para os lados, com seus braços entrelaçados, esse belo e desafiador pas de quatre exige enorme precisão técnica e trabalho em conjunto.

Tchaikovsky – O Lago dos Cisnes: Dança dos Pequenos Cisnes | Balé da Ópera Nacional de Paris | Orquestra da Ópera de Paris, Vello Pähn (regente)