Obras

O VOLTAR
Tchaikovsky – O Quebra-Nozes: Flocos de Neve
O Quebra-Nozes

Tchaikovsky – O Quebra-Nozes: Flocos de Neve

O Quebra-Nozes, de Tchaikovsky, estreou no dia 18 de dezembro de 1892, no Teatro Mariinsky, em São Petersburgo. Desde então, várias companhias de dança do mundo todo têm apresentado tradicionalmente o balé durante as festividades natalinas.

Seu enredo é baseado no conto O Quebra-nozes e o Rei dos Camundongos, de E. T. A. Hoffmann. A história acontece durante uma festa de Natal na casa da família Stahlbaum: os irmãos Clara e Fritz estão ansiosos pelos presentes. O padrinho da menina a presenteia com um quebra-nozes em formato de boneco, vestido com um uniforme de soldado. Porém, em uma disputa pelo brinquedo, Fritz o arranca da mão de Clara e o quebra, deixando-a desolada.

Clara, então, vai dormir e adentra um mundo de fantasia. Ao acordar, ela percebe que seu quebra-nozes adquiriu vida própria. Ele começa a lutar contra um exército de ratos que surge por todos os lados e, após derrotá-los, se transforma em um belo príncipe que leva a menina para uma jornada mágica pelo Reino das Neves e pelo Reino dos Doces.

Vamos acompanhar alguns trechos dessa viagem, assistindo a uma seleção de cenas do balé em diferentes montagens, algumas destas, dançadas por crianças.

Começamos pela cena dos “Flocos de Neve”, em que bailarinas vestidas de branco dançam ao som de uma valsa leve e graciosa. Clara também dança com o Quebra-Nozes e se encanta com essa delicadeza. Embarca, então, em um trenó para as próximas aventuras.

Tchaikovsky – O Quebra-Nozes: Flocos de Neve | Royal Opera House Ballet