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Escrita para piano e orquestra em 1938, a Bachianas Brasileiras nº. 3 foi estreada, em 1947, em Nova York, com a Orquestra CBS regida pelo próprio Villa-Lobos, tendo como solista o pianista José Vieira Brandão.
São quatro seus movimentos:
– Prelúdio (Ponteio) — Adagio
O uso de intervalos de quarta se une a sequências harmônicas ao longo de todo o movimento. Uma melodia ornamentada se destaca a partir das intervenções dos demais instrumentos.
– Fantasia (Devaneio) — Allegro moderato
Aqui, o fator rítmico justapõe-se a um expressivo cantabile. O crescendo inicial da orquestra antecede a melodia vigorosa e marcial do piano. O movimento termina de forma grandiosa.
– Ária (Modinha) — Largo
Após um início de caráter sentimental, uma melodia soa no clarinete. O tema principal é apresentado pelo piano, seguido de um tema em ritmo de marcha com acordes dissonantes.
– Tocata (Pica-pau) — Allegro
De caráter ritmado e percussivo, esse movimento evoca a sonoridade insistente do bico do pássaro sobre a madeira. A influência das danças populares do Norte e do Nordeste brasileiros se faz presente.
Villa-Lobos – Bachianas Brasileiras nº. 3 | Jean Louis Steuerman (piano) e Filarmônica Nacional da Hungria regida por Zóltan Kocsis