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As Bachianas Brasileiras são consideradas as maiores obras de Villa-Lobos. As composições unem a música universal com o folclore brasileiro. Seus movimentos são nomeados a partir das peças bachianas, como Prelúdio, Tocatta, Allegro e Fuga, e de canções ou danças tradicionais brasileiras, como Embolada, Modinha, Desafio e Catira Batida.
A Bachianas Brasileiras nº 7 é a mais longa da série. Composta em 1942, busca uma síntese entre os traços bachianos e os brasileiros.
Seu Prelúdio (Ponteio) tem proporções quase sinfônicas, mantendo, porém, um caráter improvisatório.
A Giga (Quadrilha Caipira) é uma fusão da giga bachiana com a quadrilha, dança então popular.
A Toccata (Desafio) é inspirada nos desafios dos cantores sertanejos.
Por fim, a Fuga (Conversa) volta a aspectos mais sérios, refletindo as lições aprendidas no contraponto das obras-primas da maturidade de Bach.
Villa-Lobos – Bachianas Brasileiras nº 7 | Orquestra Sinfônica RTVE; Carlos Kalmar (regente).