Obras

O VOLTAR
Wagner Lohengrin
ÓperaWagner

Wagner – Lohengrin: Prelúdio do 3º Ato e “Treulich geführt” (Coro Nupcial)

Lohengrin é um personagem das lendas medievais arturianas. É um dos cavaleiros do Santo Graal, filho de Parsifal. Ele é enviado, em um barco movido por cisnes (daí ser também chamado Cavaleiro do Cisne), para salvar Elsa, a jovem Duquesa de Brabant, ameaçada por famílias inimigas.

Ele aceita protegê-la com a condição de nunca revelar seu nome. Se isto acontecer, ele será forçado a abandoná-la. Os dois se casam. Lohengrin acaba revelando seu nome e tem de deixar sua esposa para sempre.

A ópera Lohengrin pertence ao segundo período das óperas de Richard Wagner, juntamente com O Holandês Voador (conhecida entre nós como O Navio Fantasma) e Tannhäuser. Posteriormente virão suas grandes óperas do terceiro período, dentre as quais podemos destacar Tristão e Isolda, a tetralogia O Anel do Nibelungo e sua última, Parsifal, também baseada na lenda do Santo Graal.

Lohengrin foi concluída em 1848, quando Wagner tinha 35 anos. Como de costume, o libreto e a música são de sua autoria.

Vamos ouvir o Prelúdio do 3º Ato seguido pelo Coro Nupcial (muito conhecido e usado em casamentos; em inglês é apelidado de Here comes the bride: “aí vem a noiva”).

Elsa, a personagem principal, é interpretada pela grande soprano Anna Netrebko (que, nesta cena, não diz uma palavra sequer!)

Wagner – Lohengrin: Prelúdio do 3º Ato e “Treulich geführt” (Coro Nupcial) | Sächsischer Staatsopernchor e Staatskapelle Dresden, Christian Tielemann (regente), Anna Netrebko (soprano)