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William Boyce – Oito Sinfonias: Parte 1
William Boyce

William Boyce – Oito Sinfonias: Parte 1

William Boyce (1711-1779) foi um dos principais compositores ingleses do período barroco. Sua produção inclui obras religiosas, sinfonias e música para teatro. Em 1755, Boyce foi nomeado Mestre de Música do Rei e, em 1758, tornou-se organista da Capela Real. Ele foi responsável por editar e publicar a coleção “Cathedral Music”, uma compilação de música sacra inglesa.

As Oito Sinfonias estão entre suas composições mais célebres. Boyce as escreveu a partir de suas aberturas para peças teatrais e odes produzidas ao longo de quase 20 anos. Publicadas em 1760, são consideradas representantes da música inglesa do século XVIII em sua melhor forma.

Apresentamos a seguir as quatro primeiras sinfonias do conjunto. As peças seguem o formato de abertura italiana – três movimentos que seguem os andamentos rápido–lento–rápido.

 

Sinfonia nº. 1 em Si Bemol Maior

Extraída da abertura da Ode de Ano Novo, de 1756, a obra segue o estilo da época, tanto na forma quanto no tratamento melódico e rítmico. Seu coração é o segundo movimento, lento e melodioso.

Boyce – Sinfonia nº. 1 em Si Bemol Maior – Ode de Ano Novo | De Profundis Ensemble

 

Sinfonia nº. 2 em Lá Maior

Sua origem é a abertura da Ode de Aniversário Real, de 1756. O primeiro movimento tem um estilo festivo; o segundo é uma dança elegante e curta; já o último movimento possui uma atmosfera semelhante ao anterior.

Boyce – Sinfonia nº. 2 em Lá Maior | The Midland Chamber Orchestra regida por William Cheung

 

Sinfonia nº. 3 em Dó Maior

Originalmente concebida como a abertura da peça teatral The Chaplet (O terço), a sinfonia se inicia com um estilo barroco mais formal. Chama a atenção o uso do fagote duplicando a melodia do violino no segundo movimento.

Boyce – Sinfonia nº. 3 em Dó Maior | Academy of St Martin in the Fields regida por Sir Neville Marriner

 

Sinfonia nº. 4 em Fá Maior

Retirada da abertura da peça teatral The Shepherds’ Lottery (A loteria dos pastores), a obra abre com um Allegro seguido por um Vivace ma non troppo, com fagotes e trompas duplicando a melodia do violino, e termina com uma típica gavota.

Boyce – Sinfonia nº. 4 em Fá Maior | Epiphany Music

 

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