CONTATO
Entre em contato conosco.
De acordo com seu obituário, Bach escreveu cinco Paixões. Destas, duas sobreviveram intactas: a Paixão segundo São João e a Paixão segundo São Mateus.
A Paixão segundo São Mateus é mais meditativa e contemplativa, enquanto que a Paixão segundo São João é mais dramática. Elas diferem também na ênfase teológica: a São Mateus enfatiza a redenção; a São João, a teoria de Christus Victor (Cristo vitorioso). O Evangelho segundo São João destaca o poder e a glória de Jesus Rei.
Surpreendentemente, o clímax da ênfase de Bach no Christus Victor aparece na Ária “Es ist vollbracht” (Tudo está consumado). Uma ária triste, meditativa se segue às últimas palavras de Cristo. O instrumento solo é a viola da gamba. Bach escolhe o som deste instrumento porque ele “fala-canta” com uma sutileza de nuance, ao mesmo tempo humana e etérea.
Es ist vollbracht!
O Trost für die gekrankten Seelen;
die Trauernacht
lässt mich die letzte Stunde zählen.
(Tudo está consumado.
Consolo das almas aflitas,
A noite de tristeza
Agora chega a sua última hora.)
Bach coloca estas palavras em uma linha musical descendente que descreve os últimos suspiros de Jesus.
Em surpreendente contraste, a segunda parte da ária explode em um grito de triunfo. O Adagio molto em si menor se torna um Allegro em ré maior e o motivo descendente da gamba dá lugar a fanfarras da orquestra toda, enquanto o solista canta:
Der Held aus Juda siegt mit Macht,
und schliesst den Kampf.
(O herói de Judá triunfa poderoso,
E termina a batalha.)
Depois desta explosão, a música da abertura retorna e o solista novamente canta “Es ist vollbracht” (Tudo está consumado). Mas agora, “depois da afirmação vitoriosa da segunda parte, nós ouvimos com mais clareza as notas de esperança e consolo” (C. Stapert).
Notas:
– No tempo de Bach, as mulheres eram proibidas de cantar nas igrejas. Assim, em suas cantatas, as partes de soprano e contralto eram cantadas por meninos. Hoje em dia, na maioria dos casos, sopranos e contraltos são cantados por mulheres. No caso de contraltos, é comum que sejam cantados por homens, também chamados de contratenores. Raramente esta parte é confiada a meninos contraltos. Dizem os especialistas que, hoje em dia, é difícil encontrar meninos contraltos solistas.
– O menino Panajotis (Panito) Iconomou, que aparece no vídeo a seguir cantando o solo de contralto, é hoje um baixo/barítono.
Bach – “Es ist vollbracht” (Tudo está consumado), Ária da Paixão segundo São João | Concentus Musicus de Viena, com Nikolaus Harnoncourt (regente), Panito Iconomou (contralto), Kurt Equiluz (tenor, evangelista), Robert Holl (baixo, Jesus) e Christophe Coin (viola da gamba)