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Beethoven Sonata op. 14
BeethovenBeethoven 250Beethoven HojeClassicismo Vienense

Beethoven – Sonatas Op. 14

Beethoven – Sonatas, Op. 14, n.º 1 e 2

As Sonatas, Op. 14, de Beethoven, foram publicadas em 1799, um ano após a Sonata, Op. 13, Patética. Elas formam um par e fazem um contraponto lírico ao clima trágico de sua antecessora.

Foram ambas dedicadas à Baronesa Josefa von Braun.

Sonata n.º 9, Op. 14 n.º 1

Sonata n.º 9, Op. 14 n.º 1, data de 1798. Embora seja aparentemente simples e incluída entre as obras iniciais de Beethoven, tem novas técnicas de composição que seriam mais tarde desenvolvidas no estilo maduro do compositor.

A obra se inicia com um tema amplo que se estende uma oitava acima e contrasta com o passo a passo cromático do segundo tema.

Embora não seja assinalado como tal, o segundo movimento tem a forma de um minueto com trio.

O final é um rondó comodo durante o qual Beethoven brinca com súbitas mudanças dinâmicas.

Mais tarde, em 1801, a obra seria arranjada para quarteto de cordas.

Beethoven – Sonata para Piano n.º 9 em Mi Maior, Op. 14 n.º 1 | Igor Levit (piano)

 

Sonata n.º 10, Op. 14 n.º 2

Na Sonata n.º 10, Op. 14 n.º 2, encontramos um Beethoven bem-humorado brincando com truques de métrica e de ritmo.

Allegro de abertura tem uma das mais elaboradas seções de desenvolvimento. Após o retorno do material inicial, o movimento chega alegremente ao final.

O segundo movimento, Andante, é um conjunto de variações sobre um tema simples staccato. Sobre ele, o musicólogo William Kinderman comenta:

“A simplicidade da melodia do Andante é sublinhada por repetições de sua frase de abertura, o que provocou um eminente crítico a descrever o movimento como estúpido. No entanto, o coração expressivo da peça reside na tensão entre a aparente ingenuidade do tema e a sua reinterpretação através da adição de síncopes e dissonâncias nas variações. A tensão é mantida até o fim, quando a intenção humorística de Beethoven é confirmada, de uma vez por todas, pela surpreendente explosão fortissimo do último acorde.”

O final é em estilo pastoral e tem a designação pouco usual de Scherzo, embora seja em forma de rondó, com dois episódios. Continua o clima de bom humor.

BeethovenSonata para Piano n.º 10 em Sol Maior, Op. 14 n.º 2 | Daniel Barenboim (piano)

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