CONTATO
Entre em contato conosco.
Embora seja o segundo a ser composto por Beethoven, o Concerto para Piano e Orquestra nº 1, Op. 15, foi o primeiro a ser publicado.
O primeiro movimento é em forma sonata. Enquanto seu tema inicial tem um ritmo de marcha, o segundo é contrastante, lírico, baseado em uma bela melodia que flui docemente, apresentada pelos segundos violinos.
A entrada do piano é magistral, discreta. O desenvolvimento é breve. A repetição e a recapitulação trazem novas ideias, estendendo a duração do movimento e prenunciando técnicas dos trabalhos futuros de Beethoven.
O segundo movimento é em forma ternária simples (A-B-A). O material melódico é belo e contido.
O final, um rondó em sete partes (A-B-A-C-A-B-A), é o mais convencional da obra, mas contém muitas ideias originais e é cheio de energia e exuberância. A cada entrada, o tema é primeiramente apresentado pelo piano e, então, repetido em Forte pela orquestra.
Beethoven – Concerto para Piano e Orquestra nº 1 em Dó Maior, Op. 15 | Arturo Benedetti Michelangeli (piano) com a Filarmônica de Viena regida por Carlo Maria Giulini. Gravação histórica.