CONTATO
Entre em contato conosco.
Debussy tinha certa vez criticado Satie, dizendo que sua música não tinha forma. A resposta de Satie foi compor seu famoso ciclo para piano a quatro mãos Trois Morceaux en forme de Poire (Três peças em forma de Pera; Poire quer dizer pera, mas também imbecil).
Satie vai, ao longo do caminho, brincando e ironizando: as três peças são de fato sete, a Prolongação do Mesmo é completamente diferente da peça anterior e Redite, redita, dita de novo, não o é.
São as seguintes as sete peças – Satie usou material de outras obras, exceto na nº 3:
Uma Gnossienne não publicada, originalmente escrita como música incidental para a peça Le Fils des Étoiles;
Uma marcha baseada em uma canção de cabaré inacabada, Le Roi Soleil de Plomb (O Rei Sol de Chumbo);
A única peça composta originalmente para o ciclo;
Uma efervescente marcha e trio, baseada em duas canções de cabaré, Imperial-Napoleão e O Viúvo;
Na seção central, Satie evoca o estilo das Peças Frias.
Uma transcrição literal da Dança para conjunto de câmara (1890);
Usa material da música abandonada para O Boi Angorá e alude a valsas populares, como Je te veux (Eu te quero).
(Referência da lista – Wikipedia)
Satie – Trois Morceaux em forme de Poire | Aldo Ciccolini e Gabriel Tacchino, piano (dois de seus maiores intérpretes)