CONTATO
Entre em contato conosco.
O italiano Carlo Gesualdo, um dos principais compositores da Renascença, nasceu em Venosa em 1566 e morreu, em 1613, no castelo de Avellino.
Ficou conhecido por seus madrigais e peças sacras, que empregam uma linguagem harmônica cromática e dissonante – o que causa a impressão de que a música está desafinada –, recurso que só seria usado no século XIX.
Príncipe de Venosa, que hoje é a Província de Potenza, no sul da Itália, Gesualdo se casou em 1586 com sua prima-irmã Maria d’Avalos, filha de Carlo d’Avalos, Príncipe de Montesarchio. Alguns anos depois, Maria começou uma relação com Fabrizio Carafa, Duque de Andria.
Na noite de 16 de outubro de 1580, Gesualdo surpreendeu os amantes em flagrante delito e os assassinou no ato. Por ser príncipe e pela influência de sua família, ele nunca foi punido por seu crime.
Gesualdo compôs e publicou em vida seis livros de madrigais a cinco vozes caracterizados pela tradição polifônica do Renascimento e pelo experimentalismo harmônico. Vamos conhecer alguns deles:
– Gesualdo – Moro, lasso, al mio duolo | The New Consort
– Gesualdo – T’amo, mia vita | Les Arts Florissants
– Gesualdo – Tristis anima mea | Gesualdo Six
– Gesualdo – Tenebrae fractae sunt | Gesualdo Six