Compositores

C VOLTAR
giuseppe verdi

Giuseppe Verdi

(1813, Roncole Verdi – 1901, Milão)

Giuseppe Verdi foi um dos maiores compositores de óperas de todos os tempos, juntamente com Wolfgang Amadeus Mozart e Richard Wagner. Suas obras são notáveis pela intensidade emocional, belas melodias e caracterizações dramáticas.

Verdi transformou a ópera italiana – de um conjunto repetitivo de recitativos e árias, com libretos antiquados e ênfase nas proezas vocais – em uma entidade musical e dramática unificada. Suas óperas estão entre as mais executadas da atualidade.

Em seu período intermediário, Verdi escreveu suas óperas mais populares: Rigoletto, Il Trovatore e La Traviata. Depois deste período, parou de compor e se retirou para uma propriedade rural próxima a sua cidade natal, na província de Parma.

Verdi surpreendeu seu público, posteriormente, retornando com a ópera Aida, composta a pedido do governo do Egito. Suas últimas composições são obras-primas: o Requiem e as óperas Otello e Falstaff.

Defensor do Risorgimento (movimento em prol da unificação da Itália), Verdi tem entre as peças mais conhecidas de suas óperas o coro “Va Pensiero” (coro dos escravos hebreus), de Nabucco; “La Donna è Mobile”, de Rigoletto; o “Coro di Zingari” (Coro da bigorna), de Il Trovatore; “Brindisi” (Brindemos), de La Traviata e a “Marcha Triunfal”, de Aida.