Compositores

C VOLTAR
gustav mahler

Gustav Mahler

1860, Kalischt – 1911, Viena

De família judia, Mahler nasceu na região da Boêmia, então parte do Império Austríaco.

Desde muito cedo mostrou seu talento musical. Aos quatro anos de idade já reproduzia no acordeão todas as marchas e toques da guarnição militar local. Apresentou seu primeiro recital aos dez anos. Aos 15, entrou para o Conservatório de Viena. Depois da graduação, dedicou-se inicialmente à regência.

Sua carreira como regente foi vitoriosa: apresentou-se em Praga, Budapest e Hamburgo, culminando com sua nomeação  para o cargo de diretor da Orquestra da Ópera de Viena, onde ficou dez anos (1897-1907). Mais tarde, foi Diretor da Orquestra da Ópera e da Filarmônica de Nova York.

Mahler era perfeccionista e, por isso, impopular entre os músicos.

Como compositor, fez parte do Romantismo tardio, período de transição entre o Romantismo e a música moderna, ou do século 20. Sua obra é relativamente pequena, pois ele tinha de dividir seu tempo entre a regência e a composição. É sinfônica, não operística.

Compôs dez sinfonias: obras longas, cada uma com cerca de uma hora e meia de duração, escritas para grandes orquestras, coros e solistas vocais.

Também produziu ciclos de canções para coro e orquestra, como Das Lied von der Erde (Canção da Terra) e Des Knaben Wunderhorn (A Trompa Mágica da Juventude).