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O Quarteto nº 14 em Ré Menor, D. 810, de Schubert é uma das maiores composições do gênero no repertório clássico. Duas características o distinguem: sua grande unidade e seu caráter obsessivo e sombrio. Seus quatro movimentos são em tom menor, com alusões explícitas à sedução da morte.
Schubert usa temas de duas de suas canções fúnebres na peça: A Morte e a Donzela (Der Tod und das Mädchen), tema do segundo movimento do Quarteto, e O Rei dos Elfos (Erlkönig), que é citado no movimento final.
Na canção A Morte e a Donzela, a Morte vem buscar uma jovem, que, aterrorizada, implora: “Segue teu caminho, vai-te, Morte cruel! Sou muito jovem ainda, deixa-me”. A Morte a tranquiliza, sedutora: “Dá-me tua mão, bela e terna criatura. Dormirás docemente em meus braços”. Schubert usa o acompanhamento do piano aos versos da Morte como tema para o Andante do Quarteto.
Vamos ouvi-la na interpretação de Júlia Várady (soprano) e Dietrich Fischer-Dieskau (piano):
O Rei dos Elfos é uma figura da mitologia nórdica. A cena retratada na canção homônima guarda relações estreitas com A Morte e a Donzela. O Rei dos Elfos seduz um menino e o arranca dos braços de seu pai para a morte. Schubert cita, no último movimento do Quarteto, a frase do personagem ao menino – “Vem, adorável criança, vem comigo! Eu vou brincar com você” –, exatamente a mesma mensagem sedutora da Morte à jovem encontrada na canção anterior.
Saiba mais sobre a canção:
Embora seja discutível associar a obra de um compositor a eventos de sua vida, vários comentaristas relacionam a temática da morte no Quarteto n° 14 à crise pela qual Schubert havia passado antes de escrevê-lo. Diagnosticado com sífilis, uma doença fatal na época, ele ficou um longo período em tratamento no hospital.
Vamos ouvir o Quarteto nº 14 em Ré Menor na interpretação do Quarteto Takács, tecnicamente brilhante e cheia de energia e contrastes.
Acesse aqui o podcast: