Multimídia

M VOLTAR
PODCASTS
Podcasts

PODCAST – Villa-Lobos – Bachianas Brasileiras

Heitor Villa-Lobos compôs as Bachianas Brasileiras ao longo de quinze anos, de 1930 a 1945. Elas são consideradas as maiores obras do compositor. São nove suítes escritas para diferentes combinações de instrumentos e vozes, que unem a música universal com o folclore brasileiro.

Villa era fascinado por Bach desde a adolescência, identificando em sua música analogias com a música brasileira. Ele não considerava Bach um compositor barroco alemão, mas sim universal, transcendendo barreiras de tempo e espaço. As Bachianas são, portanto, sua homenagem a Bach, obras em que ele adaptou as técnicas de harmonia e contraponto do mestre alemão à música brasileira.

A maioria dos movimentos das suítes possui dois nomes: um “bachiano”, como PrelúdioTocattaAllegro e Fuga, e outro brasileiro, inspirado em canções ou danças tradicionais nacionais, como Embolada, Modinha, Desafio, Catira batida, e assim por diante.

No podcast a seguir, apresentaremos quatro destas peças: 

Bachianas Brasileiras nº 4, interpretada pelo pianista Jean-Louis Steuerman;

Bachianas Brasileiras nº 5, interpretada pela soprano espanhola Victoria de los Ángeles e a Orquestra da Rádio Difusão Francesa regida pelo próprio Villa-Lobos;

Bachianas Brasileiras nº 6, interpretada pelo flautista Emmanuel Pahud e o fagotista Friedrich Edelmann;

Bachianas Brasileiras nº 9, interpretada pelo Coro da Osesp regido por Naomi Munakata.

Acesse o podcast aqui: