CONTATO
Entre em contato conosco.
Luís Otávio Santos é violinista e regente. Formado em violino barroco pelo Koninklijk Conservatorium Den Haag, na Holanda, desenvolve intensa carreira na Europa como líder e solista de grupos de música antiga, entre estes, Petite Bande (Bélgica), Ricercar Consort (Bélgica), Le Concert Français (França) e Bach Collegium Japan (Japão).
Em sua discografia europeia destacam-se a integral das Sonatas para Violino de J. S. Bach (selo holandês Brilliant); As Quatro Estações de Vivaldi, com La Petite Bande (selo belga Accent); os Concertos para Violino de J.M. Leclair, com Les Muffatti, e as Sonatas para Violino de J.M.Leclair (ambos para o selo alemão Ramée). Este último álbum foi agraciado com o prêmio “Diapason d’Or”, na França, em 2005.
É diretor artístico do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora (evento tombado pelo IPHAN), onde dirige a Orquestra Barroca, que já gravou 15 CDs com registros de referência inéditos no Brasil. É fundador e coordenador do Núcleo de Música Antiga da EMESP, onde leciona também violino barroco.
Desenvolve intensa atividade como regente junto a orquestras brasileiras, como a Camerata Antiqua de Curitiba, a Orquestra Sinfônica da USP, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília e a Filarmônica de Goiás.
Em 2007 recebeu o título de comendador da “Ordem do Mérito Cultural”, concedido pelo Ministério da Cultura em reconhecimento às suas prestações em prol do desenvolvimento da cultura no Brasil.
Vamos ouvir uma seleção de peças interpretadas por Luís Otávio:
– Leclair – Concerto nº 5, Op. 7: Vivace
– Leclair – Sonata para Violino X: IV – Giga
– Bach – Sonata para Violino nº 3: Adagio
– Beethoven – Sinfonia nº 1: Adagio Molto – Allegro com Brio (regendo a Orquestra do Festival de Música Barroca de Juiz de Fora)
– Vivaldi – As Quatros Estações: Verão