Obras

O VOLTAR
Bach – Cantata BWV 182: Himmelskönig sei willkommen (Rei dos Céus, sê benvindo)
BachSemana Santa

Bach – Cantata BWV 182

Cantata BWV 182, “Himmelskönig, sei willkommen” (Rei dos Céus, sê bem-vindo), foi composta por Bach para o Domingo de Ramos. Foi a primeira escrita pelo compositor em Weimar, depois de sua promoção a Konzertmeister da corte, em março de 1714, aos 29 anos de idade.

Esta foi a época em que Bach fez transcrições de concertos de Vivaldi e de outros compositores italianos para o órgão e para o cravo. Travou contato também com as inovações da ópera napolitana. Foi um tempo de intenso aprendizado que levou a uma mudança importante no estilo do compositor. Há uma notável a diferença entre a Cantata BWV 182 e a BWV 4, que virá depois.

O primeiro movimento, que Bach chama de Sonata, é uma miniatura de uma Abertura Francesa, que anuncia a chegada do rei. É uma marcha majestosa, representando a entrada de Jesus em Jerusalém.

Merece destaque o coro seguinte, Himmelskönig, sei willkommen, que, apesar do magistral tratamento das técnicas de fuga, mantém o deslumbramento e a inocência de uma criança que vê Jesus montado em um burrinho e o povo que cobre as ruas com ramos e até com suas próprias vestes para celebrar sua entrada na Cidade Santa.

Bach – Cantata BWV 182 | Coro e Orquestra da Fundação J. S. Bach regido por Rolf Lutz

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se aqui para receber alertas em seu email sempre que tivermos novos conteúdos por aqui.