Obras

O VOLTAR
Bach – Cantata BWV 182: Himmelskönig sei willkommen (Rei dos Céus, sê benvindo)
BachSemana Santa

Bach – Cantata BWV 182: Himmelskönig sei willkommen (Rei dos Céus, sê benvindo)

A Cantata BWV 182 foi composta por Bach para o Domingo de Ramos. Foi a primeira escrita pelo compositor em Weimar, depois de sua promoção a Konzertmeister da corte, em março de 1714, aos 29 anos de idade.

Naquele tempo de intenso aprendizado, o compositor foi influenciado pela música de Antonio Vivaldi e Alessandro Scarlatti, o que levou a uma mudança importante em seu estilo. Vocês vão reparar na notável a diferença entre a Cantata BWV 182 e a BWV 4, que virá depois.

O primeiro movimento, que Bach chama de Sonata, é uma miniatura de uma Abertura Francesa, que anuncia a chegada do rei. É uma marcha majestosa, representando a entrada de Jesus em Jerusalém.

Merece destaque o coro seguinte, Himmelskönig sei willkommen, que, apesar do magistral tratamento das técnicas de fuga que Bach lhe confere, mantém o deslumbramento e a inocência de uma criança que vê Jesus montado em um burrinho e o povo que cobre as ruas com ramos e até com suas próprias vestes para celebrar sua entrada na Cidade Santa.

Bach – Cantata BWV 182, Himmelskönig sei willkommen (Rei dos Céus, sê benvindo) | Stiftsbarock Stuttgart. Regente: Kay Johannsen