Obras

O VOLTAR
Concerto de Brandenburgo Bach
BachMÚSICA ORQUESTRAL

Bach – Concerto de Brandenburgo nº 1 em Fá Maior, BWV 1046

Introdução aos Concertos de Brandenburgo

Em 1721, Bach reuniu em uma encadernação de luxo seis concertos para diversos instrumentos e os ofereceu, com uma elaborada dedicatória em francês, ao margrave de Brandenburgo.

O compositor estava buscando uma colocação, porque seu empregador, na época, o príncipe de Anhalt-Köthen, tinha se casado havia pouco tempo, e sua nova esposa era avessa à música. Bach se referia a ela como a “Amusa” ou “antimusa”.

No entanto, sua expectativa de emprego foi frustrada: ao que tudo indica, o margrave nem sequer ouviu os concertos. Por isso, a coleção permaneceu na biblioteca dele até sua morte, em 1734, quando foi vendida, ainda fechada na embalagem, por uma quantia equivalente, em moeda de hoje, a cerca de 30 reais.

Christoph Wolff diz que essa coleção de obras reúne o mais amplo espectro de instrumentos, em ousadas combinações. Hoje é considerada o apogeu, a suma da música instrumental barroca.

Concerto nº1

O Brandenburgo nº 1 é o único concerto verdadeiramente orquestral da coleção.

Os solistas são um violino piccolo, duas trompas de caça e três oboés. Todos participam ativamente do impetuoso e turbulento movimento de abertura, que é apimentado pelos ritmos cruzados das trompas de caça.  

No magnífico Adagio, o primeiro oboé e o violino piccolo fazem um dueto lírico e intenso. Diz um comentarista: “aqui se respira o ar rarefeito das grandes cantatas místicas de Weimar. Cada momento é investido da mais profunda expressividade”.

O Rondó seguinte parece um final alegre e travesso.

Mas Bach nos reserva uma surpresa: uma minissuíte. Um minueto que faz três aparições, intercaladas por:

– Trio I, para dois oboés e fagote

– Polonaise, para os violinos e violas, ma piano

– Trio II, para duas trompas e três oboés

Eis uma bela exibição da paleta de cores da orquestra barroca.

 

Bach – Concerto de Brandenburgo nº 1, em Fá Maior, BWV 1046 1: 1. (sem indicação de tempo) em geral interpretado como Allegro; 2. Adagio; 3. Allegro; 4. Minuet – Trio I – Minuet da capo– Polacca – Minuet da capo – Trio II – Minuet da capo

BMSM Orchestra, com Kathi  Debretzeni (violino).