Obras

O VOLTAR
Bach Klee Música Pintura Concerto
BachMúsica e Pintura

Bach – Concerto para Violino e Cordas | Paul Klee e a Música

O pintor Paul Klee (1879-1940) nasceu na Suíça, filho de um professor de música e de uma cantora de ópera. Aos sete anos começou a estudar violino e aos 11 foi aceito como membro excepcional da orquestra da Academia de Música de Berna. Já adulto, integrou um quarteto de cordas, tocou violino em uma orquestra e se interessou muito pela música de Bach e de Mozart. Em 1906, casou-se com a pianista Lily Stumpf.

Foi apenas quando completou 19 anos que Klee começou a estudar pintura.

Para o professor Sílvio Ferraz, do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP, essa escolha mais tardia pela pintura indica o quanto a música permeia a obra de Klee (*). Segundo Ferraz, é importante notar que sua preocupação em ver a pintura através da música é também uma proposta pedagógica nova, que se incorpora ao projeto da escola Bauhaus de reformulação das artes plásticas.

Em suas aulas, Klee explicava a combinação das linhas do quadro tendo como modelo a maneira com que Bach combinava as linhas melódicas em suas peças para violino.

O vídeo que vamos assistir a seguir tem como trilha o Concerto para Violino e Cordas em Lá Menor, BWV 1041, de Bach. Ele ilustra essa afinidade, essa relação entre a música de Bach e as pinturas de Klee.

(*) Exposição mostra a música infiltrada na obra de Paul Klee, Jornal da USP, 04/04/2019.

Bach - Concerto para Violino e Cordas em Lá Menor, BWV 1041 | Anne-Sophie Mutter (violino) e Trondheim Soloists