CONTATO
Entre em contato conosco.
Beethoven, grande pianista, fez de suas Sonatas e Concertos para piano o veículo para exibir seu virtuosismo. O mesmo se pode dizer de Mozart, porém há aqui diferenças interessantes.
Mozart compôs 21 (*) concertos para piano, Beethoven, apenas cinco (**).
Os Concertos de Mozart são considerados, juntamente com as óperas, suas melhores obras. Porém suas Sonatas, embora numerosas, não possuem a mesma importância.
Em Beethoven acontece o contrário: ele compôs apenas cinco Concertos que, embora fossem obras de qualidade, não têm a mesma importância de suas 32 Sonatas para Piano.
Outra diferença: Mozart compôs concertos para piano até o final de sua vida. O último deles (nº 27, K. 595) data de 1791, ano de seu falecimento.
Os concertos de Beethoven são de sua primeira e segunda fases (ou estilos). Já as sonatas vão até o final de sua produção, sendo que as últimas cinco, da terceira fase, são de transcendental importância.
___________________________________________________________
(*) Os quatro primeiros são arranjos de obras de outros compositores.
(**) Há esboços de concertos para piano da juventude. Destes chegou até nós o de 1784 (às vezes chamado Concerto nº 0), interessante, mas não comparável aos outros cinco que vieram depois.