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Beethoven - Sonata nº 27 em Mi Menor, Op. 90
BeethovenBeethoven: Segunda Fase

Beethoven – Sonata nº 27 em Mi Menor, Op. 90

Beethoven escreveu a Sonata nº 27 em Mi Menor, Op 90, no verão de 1814. Foi a primeira em cinco anos. Seu estilo está próximo do último grupo de obras-primas que ele iria compor nos anos seguintes (as Opp. 101, 106, 109, 110 e 111). A obra foi dedicada ao Conde Moritz Lichnowsky, irmão do príncipe Karl, patrono de Beethoven.

Uma anedota da época nos dá uma interpretação da Sonata, Op. 90: o Conde Moritz, que tinha se casado recentemente com uma jovem dançarina vienense, perguntou a Beethoven qual era o significado da obra. Beethoven deu uma gargalhada e respondeu que o primeiro movimento representava a luta entre o coração e a razão (ou seja, o debate interior do Conde sobre se deveria ou não se casar com alguém abaixo de sua posição social), e, o segundo, uma conversa com a amada, celebrando a feliz união dos dois.

A obra só tem dois movimentos: um primeiro enérgico, em Mi menor, e um final lírico, em Mi maior. Beethoven passou a usar, durante algum tempo, nomes em alemão para os movimentos de suas obras. Eram instruções longas que falavam mais de sentimentos do que andamentos.

O primeiro é descrito assim: “Com vivacidade e sempre com sentimento e expressão”. Como sugere a descrição de Beethoven ao Conde Moritz, ele é cheio de contrastes, um extraordinário diálogo entre a ira e a ternura, entre o masculino e o feminino.

Já o Rondó Final, marcado como “não muito depressa e muito cantábile”, é o mais schubertiano de todos os movimentos de Beethoven: lírico, sem pressa, espaçoso. Neste Rondó, diz o musicólogo William Kinderman: “Beethoven se aproxima muito do estilo romântico que está emergindo”.

“Uma característica que coloca a sonata mais perto de Schubert e dos primeiros Românticos do que do próprio Beethoven da última fase”, segundo o musicólogo Barry Cooper, “é a ausência quase completa de contraponto. Quase todo o material temático está na mão direita; mesmo quando a esquerda assume a exposição temporariamente, no primeiro movimento, a textura é uma melodia no registro tenor com figurações na mão direita”.

Beethoven – Sonata nº 27 em Mi Menor, Op. 90 | Igor Levit (piano)

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