Os Estudos, Op. 25, de Chopin, foram publicados em 1837, 14 anos depois dos Estudos, Opus 10. Saiba os apelidos de cada peça:
Nº 1. Harpa eólica
Nº 2. As abelhas
Nº 3. O Cavaleiro
Nº 4. Paganini
Nº 5. Nota errada
Nº 6. Terças
Nº 7. Violoncelo
Nº 8. Sextas
Nº 9. Asas de borboletas
Nº 10. Oitava
Nº 11. Vento de Inverno
Nº 12. Oceano
Novamente, aqui é difícil escolher quais peças comentar, mas vamos tentar eleger algumas:
- o nº 1, “Harpa eólica”, é um turbilhão de notas que o vento sopra na harpa;
- o nº 5 é o estudo “manco” – a cada ataque da mão direita está colada uma inflexão cromática, distante um semitom, que cria esse efeito de desequilíbrio;
- o nº 7 é lento e lírico e tem a forma de um trio de câmera: a mão esquerda, o “violoncelo”, faz um dueto com uma melodia na “flauta”, enquanto um acompanhamento em acordes suaves ocupa o espaço entre os dois. Este é um dos poucos estudos nos quais a mão esquerda é mais difícil que a direita;
- o nº 9, que tem o apelido de “Asas de Borboleta”, é o mais curto dos Estudos – dura menos que um minuto. Requer muita destreza e precisão da mão direita;
- o nº 11, conhecido como “Vento de inverno”, é (segundo um comentarista) o sucessor e paralelo do Estudo nº 12, Op. 10, o “Estudo revolucionário”. Aqui, porém, as funções das mãos se invertem. À mão esquerda compete o tema, uma marcha sombria e solene, enquanto a direita desliza frenética por todo o teclado, criando um contraponto dramático.