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A ode pastoral L’Allegro, il Penseroso ed il Moderato foi composta por Händel em apenas três semanas, no início de 1740.
O libreto das duas primeiras partes – L’Allegro (o homem alegre, impulsivo) e Il Penseroso (o homem pensativo, introspectivo) – foi adaptado de poemas de John Milton.
Händel, no entanto, achou que faltava uma terceira parte que desse à obra um “fecho moral”. Encomendou-a, então, a seu libretista Charles Jennens: Il Moderato (o homem moderado, equilibrado), uma síntese dos dois primeiros temperamentos.
A letra do dueto que encerra a obra, As Steals the Morn (Assim como chega a luz da manhã), é proveniente da peça A Tempestade, de William Shakespeare:
As steals the morn upon the night,
And melts the shades away:
So Truth does Fancy’s charm dissolve,
And rising Reason puts to flight
The fumes that did the mind involve,
Restoring intellectual day.
Em tradução livre:
Assim como a luz da manhã dissipa as sombras da noite,
Assim também a Verdade dissolve o encanto da Fantasia,
E a Razão expulsa as brumas que envolviam a mente,
Restaurando o dia do intelecto.
Nesse dueto final para soprano e tenor (e também para oboé e fagote), de beleza fascinante, hipnótica, Händel não musica a luz do intelecto do poema, mas se deixa levar pela sensualidade inebriante da melodia.
Händel – As Steals the Morn | Kate Royal (soprano) e Ian Bostridge (tenor) | Freiburg Baroque Orchestra & Orchestra of the Age of Enlightenment | Stephen Devine (regência e cravo)
Desde sua estreia em 1988, a coreografia de Mark Morris para L’Allegro, il Penseroso ed il Moderato é reconhecida como uma obra-prima.
O crítico de dança do New York Times, Alastair Macaulay, escreveu a seu respeito:
“Que bênção para nós vivermos em uma época em que essa obra de miraculosa beleza é feita!”
Assista ao vídeo com trechos do balé de Mark Morris, ao som de As Steals the Morn: