Compositores

C VOLTAR
Georg Friedrich Händel

Georg Friedrich Händel

1685 (Halle) – 1759 (Londres)

Talvez o mais cosmopolita dos compositores, Georg Friedrich Händel nasceu em Halle, Brandenburg, na Alemanha. Desde sua juventude mostrou a vocação para música, tornando-se um virtuose do cravo e do órgão.

Começou a compor muito cedo: sua ópera Almira é de 1705, escrita quando ele tinha apenas 20 anos de idade.

Em 1706, resolveu tentar a vida na Itália, conquistando, em Roma, o patrocínio de nobres e cardeais. Compôs óperas e peças sacras e fez bem sucedidas turnês pelas principais cidades italianas.

Quatro anos depois, mudou-se para a Inglaterra, onde logo conseguiu uma encomenda para uma ópera – Rinaldo –, que escreveu em apenas duas semanas! Seu sucesso marcou o início de uma longa e fértil carreira.

Nos primeiros anos em Londres, dedicou-se principalmente a óperas em estilo italiano. Quando estas perderam a popularidade, passou a compor oratórios (peças sobre temas sacros, executadas em versão de concerto, sem cenários).

Suas produção inclui 42 óperas, 19 oratórios, além de concertos, música de câmara e ainda peças de ocasião, como as suítes Water Music Music for the Royal Fireworks.

Entre sua principais composições destacam-se as óperas Giulio Cesare, Alcina, Rinaldo, Serse, Ariodante Acis e Galatea; os oratórios O Messias – talvez sua melhor composição no gênero –, além de Israel no Egito, Judas Macabeu, Salomão L’Allegro, il Penseroso ed il Moderato (esse último, uma ode sobre poemas de John Milton).

D

DESTAQUES